L. Cristina Khalil

Minha foto
Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, Brazil
Bióloga, Professora da Rede Estadual de Ensino. Acreditando que a Natureza é sábia e deve ser respeitada, fazemos parte de um todo.

domingo, 31 de julho de 2011

sustentabilidade

Tênis ecológico – Ao ser enterrado se biodegrada e se transforma em flor

13 de julho de 2011 | Nas Categorias: Moda Sustentável | Por: Lu Jordão
OAT é uma empresa Holandesa, criadora de uma linha de tênis que além de ser biodegradável traz sementes de plantas incorporadas em suas linguetas.
Os tênis em estado de desgaste total devem ser enterrados e ao invés de tornarem-se resíduos nocivos ao meio ambiente vão se decompor totalmente e as sementes farão surgir uma planta. A OAT afirma que com essa atitude a moda e, consequentemente o consumidor pode deixar pra trás algo muito melhor que apenas resíduos – uma árvore, flores ou mesmo uma planta de algodão que pode oferecer um novo produto.
Outro ponto que observamos foi que a marca focou em trazer exemplares para homens, mulheres e um par na versão unissex, focando sempre nos tons naturais e linhas mais clássicas, o que é uma característica a ser observada na eco moda: os itens atemporais.
A empresa informa que o tênis demora em média 6 meses para se decompor por completo, mas que pode variar pois a degradação depende de condições específicas do solo. Este é um ponto negativo pois a empresa não detalhou ou mostrou com clareza o processo que é o diferencial sustentável d produto.
Leia o artigo completo >>

Saúde

Parto Humanizado – Para mudar o mundo é preciso antes, mudar a forma de nascer

11 de julho de 2011 | Nas Categorias: Dia a Dia Sustentável | Por: Nadia Cozzi
Esta semana tive uma experiência bem legal que gostaria de dividir com vocês, pessoas interessadas em contribuir para um mundo melhor.
Uma amiga de coração, a Carol Rutz que eu conhecia pela Internet¸ estava com um evento a ser realizado em São Paulo e na última hora houve um problema com o patrocínio do coffee break, e ela se viu com 90 pessoas, em uma cidade diferente, (ela é de Florianópolis), e ainda precisava de algo diferenciado que combinasse com o trabalho que ela realizava.
Lembrou de mim e me pediu para fazer o evento. Isso numa 6ª. Feira à tarde, para o domingo. Seria uma correria danada, mas eu sabia que tinha que fazer. Acertamos tudo, mas eu ainda não estava feliz. Queria saber que trabalho era esse. Ela havia me dito ser a apresentação de um filme com um debate. Mas só isso? E porque essa sensação do eu tenho que fazer?
Fui buscar na Internet quem era essa minha amiga e que trabalho era esse. Ela pertence a um grupo de profissionais que trabalham com parto humanizado e o filme que seria apresentado era HANAMI – o Florescer da Vida.
Este filme é sobre práticas ligadas a um modo de viver a maternidade consciente, o parto ativo e o que estes representam na formação de seres humanos mais conscientes. Partos Humanizados e respeitosos contribuem diretamente com o nível da consciência, saúde e segurança emocional do bebê e da mãe, para o resto de suas vidas. Conseqüentemente, colabora com todo o Planeta e o futuro da Humanidade. Eu não tinha que fazer? Não é a minha cara? Pois é, fiz.
Leia o artigo completo >>

      Esta reportagem pertence: 
    http://www.coletivoverde.com.br/page/2/

    acessado e compartilhado dia 31/07/2011 as 18:00 h